Game Analytics: Utilizando As Informações Dos Jogadores Para Impulsionar O Desenvolvimento Sustentável Dos Jogos Digitais

Nathally Taylor Reis*

 

 

Na indústria de jogos digitais, a compreensão do comportamento de quem consome os games é extremamente importante para o sucesso de um jogo. ​​Através de uma estratégia de análise de jogos (Game Analytics) bem definida, é possível que equipes e indivíduos tomem decisões baseadas em dados. 

Por esse motivo, muitos desenvolvedores buscam constantemente saber: como manter os jogadores envolvidos; os motivos pelos quais um jogador abandona o jogo; como é possível aprimorar a experiência para maximizar a retenção; entre outros questionamentos nesse sentido. Essas questões são fundamentais para impulsionar a pesquisa de retenção de jogadores, momento em que o Game Analytics (GA) desempenha um papel essencial.1

 

O QUE É GAME ANALYTICS?

Através de uma técnica conhecida como Game Analytics, é possível  realizar a análise de dados com o objetivo de entender o comportamento dos jogadores em determinada experiência. O processo de GA, que será aprofundado a seguir, envolve a coleta, processamento e interpretação de dados gerados durante a interação dos jogadores com o jogo, através da identificação de métricas relevantes, da implementação de ferramentas de coleta de dados e da análise eficaz para projetar insights acionáveis.

Para procurar ter sucesso nesta indústria, os desenvolvedores de jogos precisam olhar além do momento imediato – trabalhando de maneira mais inteligente, e não mais difícil – para descobrir narrativas atemporais que constroem o valor da marca e, ao mesmo tempo, contribuem para métricas de crescimento valiosas.2

 

Para o uso efetivo do GA, é necessário determinar as métricas de pesquisa necessárias para entender a experiência do jogador. Isso pode incluir tempo de jogo, taxas de retenção, padrões de compra e interações sociais. A escolha cuidadosa dessas métricas é de extrema importância para a extração de informações valiosas à pesquisa.

Após analisadas as métricas, deverá ser realizada a coleta de dados, sendo a parte essencial do GA. Para obter esses dados, existem ferramentas como trackers de eventos, análise de calor e feedback direto dos jogadores que podem ser incorporadas ao jogo para obter informações em tempo real. A implementação eficiente dessas ferramentas é vital para a obtenção de dados precisos e abrangentes, que devem ser utilizados da melhor maneira.

Contudo, a coleta de dados não é o último passo, de forma que a análise efetiva desses dados é o que transforma números brutos em insights acionáveis. Após a coleta, é necessária a análise mais aprofundada desses dados, que pode envolver a identificação de padrões, a correlação entre diferentes conjuntos de dados e a compreensão das nuances do comportamento do jogador.

Apesar de, num primeiro momento, o Game Analytics ter sido impulsionado pela indústria de jogos para fins de monetização, sua aplicação atualmente tem maiores finalidades. Entender o jogador e o jogo pode ser um recurso importante na gamificação, com impactos sociais e educacionais.3

 

UTILIZAÇÃO DE DADOS EM JOGOS

Para otimização e melhoria dos jogos, é necessária a compreensão da importância dos dados. É isso que faz com que os especialistas busquem novas formas de aplicar a ciência de dados e seus benefícios nos games

Como forma de demonstrar a importância dos dados, o blog de ciência de dados KDNuggets disponibilizou uma lista dos casos mais eficientes e amplamente aplicados do uso de dados em jogos, são eles:4

  1. Desenvolvimento de jogos – Utilização dos dados no uso de processo de desenvolvimento de games, a fim de identificar os pontos de otimização para que a ideia do jogo, sua funcionalidade e design desempenhem um papel essencial para que o jogador permaneça engajado;
  2. Monetização – Uso dos dados para realizar uma análise de qual o melhor tipo de monetização para o seu jogo. Validar a melhor forma de monetização possibilita o crescimento exponencial do game, gerando longevidade e a fidelidade de seus usuários. Em outro artigo publicado no blog da Caputo Advogados, falamos mais profundamente sobre os  Tipos de Monetização em Jogos Digitais, você pode acessá-lo clicando aqui;
  3. Design de jogo – Outra mecânica essencial é a utilização de processos mais complexos referentes ao design do jogo, que envolve as áreas de programação, visualização e animação;
  4. Efeitos visuais e gráficos – Os efeitos visuais e gráficos dos games estão em constante evolução e desenvolvimento, em decorrência da ascensão das tecnologias modernas, que causou um enorme avanço nos mecanismos utilizados para a criação de efeitos visuais em jogos;
  5. Marketing personalizado – Esse ponto é essencial para atrair novos usuários e para aumentar a atividade dos já existentes, através de uma interação altamente direcionada com clientes e leads, por meio da criação de mensagens de marketing significativas aos jogadores;
  6. Detecção de fraude – É necessária a validação e prevenção de atividades fraudulentas enquanto se mantém o nível de satisfação do cliente suficientemente elevado. Os desafios referentes à segurança são aplicados  a todos os setores, devendo utilizar-se de soluções para verificação dos jogadores nos games.

 

Ainda, fato importante é que a indústria de jogos está em crescimento exponencial, assim como o número de usuários ativos e o faturamento das empresas que desenvolvem os jogos. Por esses motivos, a infraestrutura interna desses games fica ainda mais complexa, o que proporciona maiores oportunidades aos jogadores dentro do game.

Nesse sentido, a ciência de dados é utilizada em vários setores, a fim de se obter uma melhora no seu funcionamento, o que não é diferente na indústria de games. As técnicas e metodologias da ciência de dados tornaram-se parte integrante do desenvolvimento, design, operação de jogos e de muitas outras etapas do seu funcionamento.5

 

EXEMPLOS DE JOGOS COM APLICAÇÃO DO GAME ANALYTICS

Alguns projetos notáveis ilustram o impacto positivo do GA no desenvolvimento de jogos. Como exemplo, o jogo “Fortnite”, um dos games mais populares do mundo, com mais de 250 milhões de usuários mensais, utiliza extensivamente o GA para auxiliar na definição de um bom equilíbrio do jogo. Cada dado que os jogadores geram ao interagir uns com os outros dentro da plataforma é analisado com algoritmos inteligentes e utilizado para tornar o jogo mais divertido e envolvente e, consequentemente, ajuda a aumentar a base de usuários.6

A Epic Games, desenvolvedora do game Fortnite, não divulga os detalhes precisos de como os dados são usados ​​para melhorar a jogabilidade e impulsionar o envolvimento do jogador. Todavia, sabe-se que as ferramentas e serviços relacionados à análise de dados que a Epic usa incluem o Amazon S3, a estrutura de computação em cluster Apache Spark e o software de visualização Tableau.7

Além disso, a realização de eventos temáticos e criação de novas experiências de jogo com base no comportamento dos jogadores são formas utilizadas pela Epic utilizando-se da técnica de GA para impulsionar o crescimento em suas principais métricas. Ainda, destaca-se que a capacidade de se adaptar rapidamente às preferências dos jogadores contribuiu significativamente para a longevidade e sucesso contínuo do jogo.

Outro exemplo é o jogo de grande sucesso “Among Us” que, através do GA, identificou padrões de comportamento suspeito durante as partidas e utilizou essas informações para aprimorar a detecção de trapaças e melhorar a experiência entre os jogadores.

Em artigo trazido pela plataforma GameAnalytics, que inclui uma entrevista  com um desenvolvedor de Virtual Reality (VR) sobre como criar mundos imersivos, destaca que: 

A análise desempenhou um grande papel para as operações de Among Us VR. Como um jogo PvP (Player versus Player), é fundamental encontrar o equilíbrio certo entre companheiros de tripulação e impostores. Descobrir quem está ganhando com mais frequência, quando e por quê nos ajudou a fazer mudanças no equilíbrio e a criar uma experiência melhor para todos.8

 

Ainda, nesse mesmo artigo, o studio Schell Games foi questionado sobre quais métodos são utilizados para a análise de métricas dos jogos, e a recomendação feita pelo estúdio foi tanto a de User Testing (testes de usuários) para verificações dentro de um jogo quanto o de Game Analytics para coletar dados quantitativos.

 

PROTEÇÃO DE DADOS NA UTILIZAÇÃO DO GAME ANALYTICS

Contudo, apesar de se demonstrar um grande mecanismo para a indústria de games e de ser amplamente utilizado, a coleta de dados dentro de jogos levanta questões referentes à privacidade de seus players, em razão da utilização de seus dados pessoais. Para isso, se faz necessário garantir a transparência na coleta e no uso de seus dados, obtendo o consentimento dos jogadores ou de seus responsáveis, bem como sempre prezando pela proteção de suas informações pessoais. Além disso, a qualidade da coleta de dados depende da integração de sistemas robustos e da minimização de impactos no desempenho do jogo.

Ao refletir sobre o GA, os desenvolvedores devem considerar não apenas a quantidade, mas a qualidade dos dados coletados, tendo em vista que se mostra ainda mais importante uma compreensão do contexto por trás dos números. 

 

CONCLUSÃO

É certo que o uso efetivo do Game Analytics é essencial para o desenvolvimento de jogos digitais de sucesso. Compreender os princípios do GA, refletir sobre a coleta de dados de maneira ética e eficaz, bem como analisar projetos exemplares são passos cruciais para maximizar o valor dos dados do jogador. Ao implementar estratégias baseadas em dados, os desenvolvedores podem não apenas atrair, mas também reter jogadores, proporcionando experiências envolventes e duradouras. O Game Analytics não é somente uma ferramenta analítica; mas sim a chave para desbloquear o potencial completo dos jogos digitais na era da informação.

Para maiores informações e publicações relacionadas com startups, empresas de base tecnológica e studios de games, fique conectado no site e nas redes sociais da Caputo Advogados.

 


 

*Nathally ReisAdvogada, formada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUCRS); atuação em projetos no Tecnopuc Startups, como o Startup Garage e TecnopucLaw, iniciativa da escola de Direito para auxílio às empreendedores do Tecnopuc nas suas questões jurídicas. Atualmente, advogada no Caputo Advogados Associados, assessoria empresarial com ênfase em Startups e Estúdios de Games.

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1SANTOS, Marcelo Henrique dos. Game analytics e monetização. São Paulo: Editora Saraiva, 2021. E-book. ISBN 9786589965572. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786589965572/. Acesso em: 28 nov. 2023.

2Indicative. Gaming Analytics: A Guide to User Acquisition, Engagement, and Monetization. Disponível em: https://www.indicative.com/resource/gaming-analytics/#:~:text=With%20this%20context%20in%20mind,%2C%20monetization%2C%20and%20business%20impact. Acesso em: 29 nov. 2023.

3SANTOS, Marcelo Henrique dos. Game analytics e monetização. São Paulo: Editora Saraiva, 2021. E-book. ISBN 9786589965572. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9786589965572/. Acesso em: 28 nov. 2023.

4KDnuggets. Top 8 Data Science Use Cases in Gaming. ActiveWizards, 2019. Disponível em: https://www.kdnuggets.com/2019/04/top-8-data-science-use-cases-gaming.html. Acesso em: 29 nov. 2023.

5KDnuggets. Top 8 Data Science Use Cases in Gaming. ActiveWizards, 2019. Disponível em: https://www.kdnuggets.com/2019/04/top-8-data-science-use-cases-gaming.html. Acesso em: 29 nov. 2023.

6MARR, Bernard. Fortnite: How Artificial Intelligence and Analytics Make It More Fun. Disponível em: https://bernardmarr.com/fortnite-how-artificial-intelligence-and-analytics-make-it-more-fun/. Acesso em: 29 nov. 2023.

7MARR, Bernard. Fortnite: How Artificial Intelligence and Analytics Make It More Fun. Disponível em: https://bernardmarr.com/fortnite-how-artificial-intelligence-and-analytics-make-it-more-fun/. Acesso em: 29 nov. 2023.

8IMPEY, Sarah. Among Us VR: Dev Talks About How to Create Immersive Worlds. GameAnalytics, 2023. Disponível em: https://gameanalytics.com/blog/among-us-vr-dev-talks-about-how-to-create-immersive-worlds/. Acesso em: 30 nov. 2023.

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